O LEGADO DO PROFESSOR
No mês em que o Professor Hermógenes faria 96 anos, o Instituto que leva seu nome preparou uma série de atividades para lembrar e refletir sobre seu legado. A primeira delas teve início no dia 9, quando o pioneiro da Ioga no Brasil faria aniversário. Para marcar a data, o Instituto disponibilizou o documentário “Hermógenes, Professor e Poeta da Yoga”, online e gratuitamente, até 15 de março (leia em saiba mais).
Professor Hermógenes: o documentário
O documentário é uma ótima oportunidade para conhecer o autor de “Autoperfeição com Hatha e Yoga” e “Yoga para Nervosos”, além de quase 30 livros. Com registros raros e depoimentos de Chico Xavier, Marcelo Yuka e Jackson Antunes, o longa revela as múltiplas atividades do professor para difundir a Ioga em nosso país. Além de escrever, dar aulas e realizar palestras sobre o potencial terapêutico e o aspecto filosófico da Ioga, Hermógenes estimulou a busca espiritual mais profunda e o diálogo inter-religioso. Falou em igrejas, centros espíritas, sinagogas e templos diversos e conheceu líderes espirituais como Sai Baba, Dalai Lama, Teresa de Calcutá e o próprio Chico Xavier.
Retiro em Mendes
Esse aspecto estará presente no segundo evento organizado pelo Instituto: o retiro “Tributo ao Professor Hermógenes”. Realizado em Mendes, no estado do Rio de janeiro, o encontro reunirá práticas de Ioga e meditação, além de palestras com o professor (de Ioga) Marco Schultz, Loka Sakshi (do Movimento Hare Krishna), a zen budista Monja Cohen e o diretor do Instituto Hermógenes, Thiago Leão.
Mudança de pólo
Neto de Hermógenes, Thiago tem uma história semelhante a de vários leitores e alunos do professor. “Tinha 18 anos, estudava administração e integrava a seleção brasileira de pólo-aquático. Isso em 1996. Parecia tudo bem, mas me sentia angustiado”, ele conta. “Conversei com meu avô e ele me fez uma proposta. Nada de Ioga, como eu esperava. Como ele não dirigia, pediu para levá-lo de carro a suas palestras. A função durou a vida inteira”, brinca Thiago. “Essa convivência mais estreita, os depoimentos de seus alunos e a própria Ioga, que comecei a praticar, provocaram uma forte mudança em mim. Quando estive na Índia pela primeira vez, em 2005, a ficha caiu. Ao ver os valores que meu avô defendia largamente difundidos na sociedade, e constatar seu efeito, percebi a importância de seu legado.”
Instituto Hermógenes
Foi para cuidar dele que surgiu o Instituto Hermógenes. “A ideia é propagar seus ensinamentos e sua obra, promovendo o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual por meio da Hatha Yoga”, explica Thiago. “Além dos livros e das academias, temos projetos (futuros) ligados à iogaterapia e à formação de professores. Mas nosso sonho é nos tornarmos uma fundação e difundir a Ioga, gratuitamente, em hospitais, presídios e escolas.” Lembrarmo-nos do Professor Hermógenes, agora em março, é só o primeiro passo.
[SAIBA MAIS]
Para assistir ao documentário gratuitamente (até 15/03) ou participar do retiro em Mendes, entre na página do Instituto: www.facebook.com/HermogenesOficial
REVISTA ALMA – ESPIRITUALIDADE CONTEMPORÂNEA
Gostou? Curta nossa página e recomende a seus amigos. A Alma agradece.