Menu
Revista Alma

SOB A LENTE DO AYURVEDA


Algumas histórias começam exatamente onde pensamos que elas terminariam. Quando o jovem indiano Vasant Lad não obteve nota suficiente para ingressar na faculdade de medicina, nos anos de 1960, iniciou contrariado seus estudos de Ayurveda, que renascia pouco a pouco em seu país. Os anos de domínio inglês e os “benefícios” da civilização tiveram esse efeito colateral. Em 1883, o governo inglês fechou todas as escolas de medicina ayurvédica e proibiu sua prática por considerá-la uma superstição. E muitos indianos acreditaram nisso.

Em 1883, o governo inglês fechou todas as escolas de medicina ayurvédica e proibiu sua prática na India

O renascimento do ayurveda ganhou força após a independência da Índia e Vasant Lad teve um papel importante neste processo. Nos anos de 1970, ele foi diretor do Hospital de Ayurveda e professor na Faculdade de Medicina Ayurvédica em Puna, sua cidade natal, até viajar para os Estados Unidos, em 1979. É quando começa a trajetória ímpar que resultou na fundação do renomado Instituto de Ayurveda, no Novo México, na publicação de diversos livros e na divulgação da ayurveda mundo afora.


Dr. Lad em ação: diagnósticos precisos pelo exame do pulso

O documentário O médico indiano conta a trajetória do dr. Lad e nos faz pensar em uma filosofia médica em que o foco está no paciente e não na doença, envolvendo nutrição, estilo de vida, meditação, exercícios, respiração e ervas medicinais em busca do equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.


Dirigido por Jeremy Frindel (o mesmo de Na Trilha do Coração – A História de Krishna Das), O médico indiano traz entrevistas com pacientes, alunos e especialistas em ayurveda como o renomado dr. Deepak Chopra. Mas o que marca o documentário é a personalidade do dr. Lad, que, assim como o brasileiro Hermógenes – e mais ou menos na mesma época – nos convidou a ver saúde e espiritualidade como lados de uma mesma moeda. Inseparáveis e interdependentes.


Como tudo que é bom dura pouco – e filmes com uma proposta mais alternativa, ainda mais documentários, ficam pouco tempo em cartaz – é bom correr se quiser ver O médico indiano no cinema. No Rio e em São Paulo, ele está nas salas da rede Itaú.


Gostou?

FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE E RECEBA NOTÍCIAS E PROMOÇÕES!

CADASTRE-SE
[ Gustavo São Thiago ] Editor

Editor e publisher da Revista Alma, Gustavo São Thiago trabalhou na grande em imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, especialmente na área de cultura. Estudioso autodidata das religiões, o jornalista finaliza sua primeira obra de ficção, o romance “Impermanência”, e medita diariamente.

 









COPYRIGHT 2017 REVISTA ALMA